sexta-feira, 26 de março de 2010

tempo que modifica todas as coisas.


O tempo, linear e inexorável, é uma abstração humana que aparentemente limita aqueles que buscam o passado e o futuro à aquilo que denominamos presente, mas, tolos, os homens esquecem que o tempo é lenda, é fruto daquilo que ele próprio criou, e não traço intransponível.
Criado pelo próprio homem, ou ação física inevitável, não passa despercebido. As fachadas, o interior, a cobertura e as áreas externas do edifício revelam marcas da ação do tempo.
Intervir no edifício, permitindo que nele aconteçam novas atividades é mais uma das artemanhas deste fenomeno que denominas de tempo. A questão sobre o tempo gera recorrentes discussões neste tema de TGI.



terça-feira, 23 de março de 2010

Viver Junto.


O homem não está só no mundo. O mundo está cheio de outros homens. Saber viver em sociedade e lidar com o coletivo é uma questão recorrente na história da civilização humana. A vigésima sétima bienal de artes em São Paulo trouxe este tema, numa reflexão sobre a vida coletiva em espaços comuns. 
O contexto em que nossas sociedades contemporâneas se inserem, possibilitam inúmeras  formas contatos com outras pessoas e ao mesmo tempo nos isola por completo. Ao passo que escrevo aqui e possibilito inúmeras pessoas de participarem desta discussão que coloco, estou no momento, só, com o computador. 
Reativar os gapões da fábrica implica em levar até eles várias pessoas, e gerar um espaço público, de uso coletivo. 
Um espaço de vivência coletiva, aberto a uma proposta cultural, e com o intuito de gerar relações  nas formas humanas de viver em sociedade.

sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

livro de cabeceira da semana.


"Nesse ponto temos que definir a personalidade do arquiteto: o arquiteto é um operário qualificado que conhece o seu ofício não só prática como teórica e historicamente, e tem precisa consciência que a sua humanidade não é fim em si mesma, mas se compõe, além da própria individualidade, dos outros homens e da natureza." Lina Bo Bardi, 1958.

Lina por escrito, textos escolhidos de Lina bo Bardi. Este  livro, lançado pela editora CosacNaify, faz uma coletânea de textos da arquiteta Lina Bo Bardi.
Este foi o livro de cabeceira da semana, já que Lina bo Bardi foi uma das maiores inspirações durante todo o percurso da graduação, nada mais justo que fazer da antiga companhia de tecidos uma aspiração ao projeto SESC Fábrica da Pompéia desenvolvido pela arquiteta, que segue como uma forte referência projetual neste TGI.




segunda-feira, 15 de março de 2010

Implantação.


O dicionário resume o ato de implantar como locar edificações sobre lotes.
Acredito que o conceito desta palavra, dentro dos termos arquitetônicos é muito mais denso que isto, vai além de se locar o edifício em um lote, o edifício desenha a cidade, e este deve ser linear com os conceitos urbanos em que se insere, deve em outras palavras, estar em perfeita harmonia com sua localização qualificando o espaço.
Aqui registro a implantação da antiga fábrica de tecidos. Às margens da linha férrea, no centro urbano de uma cidade do interior, na região de interesse histórico desta cidade, de frente para outra grande fábrica, a fábrica de lápis, sobre um aterro de 4 metros de altura.

domingo, 14 de março de 2010

Uma breve introdução sobre o tema:


Dentro de uma discussão contemporânea sobre intervenções e revitalizações de áreas degradadas em centros urbanos, localizou-se uma área central da cidade de São Carlos, que encontra-se abandonada. O edifício da Antiga Companhia de Fiação e Tecidos que é de interesse histórico para a cidade, encontra-se atualmente sem uso. A área total da fábrica é de aproximadanete 16,000m quadrados e está situada na zona de ocupação induzida da cidade e por isso deve ser ocupada. Assim relizou-se levantamentos do entorno imediato do local, prevendo as necessidades locais, para então propor-se um novo uso da área. Deve-se saber também que os galpões da fábrica encontram-se próximos à margem da linha férrea e portanto possiu uma relação direta com esta. O projeto tem também como objetivo tratar sobre questões de história, do patrimônio industrial, por exemplo.